quinta-feira, 4 de outubro de 2012

'É bom olhar pra trás...'

Estava tentando ter uma disciplina pra escrever por aqui, mas desde a minha época de caloura desconfio que dei uma folga pra disciplina e ela anda fazendo um tour pela Europa! =(
Brincadeira à parte, desde domingo ando pensando sobre o que escrever por aqui, não ando muito inspirada por esses dias. Mas ontem enquanto estudava comecei a me lembrar de umas épocas da minha vida e acabei encontrando um diário em que algumas antigas amigas escreveram umas fofuras há algum tempo atrás.

A verdade é que ando meio saudosista, sabe? Ando pensando em uns tempos que passaram, o tempo que desperdicei,  as coisas divertidas e novas nas quais me aventurei, nos 'um milhão' de pessoas que já conheci nessa vida (Isso não é exagero. Outro dia fiz as contas e já estudei em pelo menos 9 colégios diferentes!). Cada época trouxe de presente um pedaço delicioso do bolo da minha vida e quanto mais o tempo passa mais eu gosto do que já vivi.

Às vezes a gente fica muito preso a certas situações pelas quais passamos. Nem em sonho desejamos passar por algumas novamente e isso é legítimo. Uma vez li num livro que a história nunca parece história quando estamos passando por ela. Parece mais algo confuso, obscuro, que a gente pensa estar muito errado. Mas aquilo é sim a nossa história e moldou o que somos hoje. Quando vejo fotos minhas mais antigas, sempre agradeço a Deus pelo tempo, que a cada ano tem sido bem generoso comigo (rs!). Quando vejo meninas mais novas fazendo coisas que eu costumava fazer também dou um suspiro de agradecimento por ter abandonado certas atitudes (Algumas outras confesso que ainda estão comigo!). Apesar disso, agora enquanto escrevo e penso nas coisas que já fiz fico feliz. Algumas foram acertadas, outras definitivamente foram desastrosas, mas eu vivi aquilo. Fui eu! Mesmo com péssimas lembranças sobre algumas situações tenho opinião e experiência sobre aquilo.
Consegue perceber?

Quando a gente era menor e íamos viajar eu e meu irmão ficávamos reclamando que demoraria muito para chegar ao destino etc e tal. Minha mãe, que sempre foi sábia, nos ensinou que o trajeto também fazia parte da viagem e que a gente precisava aprender a apreciar o caminho. Isso vale pra viagem e pra vida. É preciso aproveitar o percurso, porque no final a gente percebe que era ali também que nossa vida estava acontecendo.


P.S.: Uma pequena observação, é bom olhar pra trás sim, mas não se prenda a isso. Olhe para o que passou como quem aprende, mas foque seu olhar naquilo que está a frente.
Acredite, ainda não vivemos as melhores coisas!

A.J.




O título desse texto foi inspirado em uma música linda do Nando Reis chamada "Dessa vez". Vale a pena ouvir. Pelo menos 'dessa vez', vai! (Piadinha ruuuuuuim!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário