domingo, 23 de setembro de 2012

Uma dose de gratidão, por favor

Penso que ser agradecido seja uma daquelas grandes virtudes do ser humano. "Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus"  é o que encontramos na primeira carta aos Tessalonicenses, verso 18, do capítulo 5. É difícil ser agradecido, ainda mais quando existem desejos latentes que não se realizam e que normalmente passam a exigir o foco das nossas atenções e motivações. Não é fácil ser agradecido, mas na minha humilde opinião é símbolo de nobreza e elegância.

Nos breves momentos em que a sensibilidade é maior do que eu mesma, tenho o privilégio de parar e viver isso que a gente chama de gratidão. Pra quem não me conhece bem, ainda sou uma senhorita e espero bastante ansiosamente me livrar desse adjetivo que às vezes, por algum motivo que não entendo bem, é visto como um tipo de doença (Pode parecer engraçado, mas quem também compartilha comigo desse título sabe do que estou falando! rs). Às vezes quando olho pro lado e vejo meu irmão me fazendo companhia em uma festa ou quando a hora de voltar pra casa bate e me vejo indo na direção do carro sozinha, sinto uma gota de auto piedade. Mas quando tenho o privilégio de abrir os olhos de verdade posso contemplar e agradecer por uma amiga querida, ou aqueles novos amigos que tive o prazer de conhecer à pouco. Aquela colega que te manda uma mensagem e até mesmo aquela pessoa que conta sua vida toda no ônibus sem você nem perguntar e por aí vai. E aquela falta que nem sei se falta mesmo vai tendo seu lugar ocupado.

A verdade é que a vida é recheada de pequenos presentes, de vez em quando a gente é surpreendido com aqueles presentaaaaços (essa palavra existe?), mas cá pra nós acho que meus melhores presentes são aqueles que ganho numa tarde comum, numa noite sem grandes eventos, naquela conversa despretensiosa no trabalho, no sorvete tomado de madrugada, numa música esquecida e encontrada sem querer nos arquivos do computador.

Há pouco tempo li o livro "Uma vida sem limites" de Nick Vujicic. Pra quem não sabe esse homem nasceu sem braços e pernas, mas vê a vida de uma maneira tão bonita que o livro te faz querer acreditar que coisas boas estão sempre aí, ao alcance das mãos. Mas nem sempre foi assim, na adolescência ele começou a questionar o por quê da sua realidade e onde Deus estava naquilo tudo. Em uma conversa com uma amiga ela o incentivou a começar a ser grato pelas coisas que ainda estavam por vir, mesmo sem saber o que esperar do futuro. Acho que dar graças em todas as situações tem a ver com isso. Coisas boas, ruins e até mesmo nada acontecem na vida da gente. Mas no fim tudo isso se encaixa e a gente vai poder ver que era realmente tudo que precisávamos e seremos gratos até pelos piores episódios.

Nem sei por quê escrevi sobre isso, não pense que sou a pessoa mais sensata dessa vida, mas é mais ou menos como aquela música "Vivendo e aprendendo a jogar. nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas APRENDENDO a jogar".

Boa semana!
A.J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário